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GESTÃO COMERCIAL OPERACIONAL

A CCOACH BRASIL implanta e/ou organiza a gestão comercial utilizando os recursos ligados à atividade comercial de sua organização. Isso envolve técnicas de gestão de pessoas e processos, análise de mercado, tecnologia da informação, logística, vendas, atendimento ao cliente, entre outros aspectos gerenciais.

 

A Gestão Empresarial voltada para a área comercial da empresa é de extrema importância para o empreendimento, pois atua de forma decisiva no planejamento tático e estratégico da organização, indicando as frentes de mercado que devem ser exploradas para garantir o sucesso e o crescimento do negócio.

OBJETIVOS
DA GESTÃO
COMERCIAL

A Gestão Empresarial visa conduzir com harmonia e assertividade todos os processos da organização, por meio da aplicação de políticas e estratégias decisivas para o sucesso corporativo, a fim de entregar a todos os envolvidos – acionistas, colaboradores e clientes – os melhores resultados sempre.

 

Sem esquivar-se dessa finalidade básica, a Gestão Empresarial com foco na área comercial do negócio busca técnicas e ferramentas cada vez mais modernas e efetivas para atingir resultados relevantes.

 

Independentemente do setor de atuação do negócio, a Gestão Comercial tem como principais objetivos:

  • Aumentar a produtividade da empresa

  • Ampliar a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes

  • Fortalecer a competitividade da organização no mercado

 

A Gestão Empresarial com foco comercial visa à conquista de oportunidades de crescimento, por isso está sempre à procura de novas atividades que possam ser exploradas pela corporação e proporcionem o desenvolvimento contínuo do negócio.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO COMERCIA

Cada organização constitui seu próprio modelo de gestão empresarial de acordo com seus princípios e atividades desenvolvidas. No entanto, todos têm duas metas essenciais em comum: alcançar os objetivos da empresa e promover o crescimento sistemático do negócio.

 

Vale destacar que os colaboradores da instituição são peças-chave na boa estruturação e implementação do modelo de gestão, sobretudo, no que diz respeito à área comercial do empreendimento. Destacam-se nesse processo os profissionais de diretoria e gerência, responsáveis pela aplicação das estratégias definidas.

 

Embora seja adaptável à realidade de cada organização, a Gestão Empresarial Comercial tem pelo menos 6 características habituais. Saiba um pouco mais sobre cada uma delas:

1

LIDERANÇA COMPROMETIDA

O sucesso do empreendimento depende de uma liderança comprometida com a estratégia, empenhada em obter a excelência em todos os processos organizacionais, preocupada com a sustentabilidade do empreendimento e atenta às necessidades de todas as partes interessadas no negócio.

2

FLEXIBILIDADE

Não há receita pronta de gestão empresarial, mas indicações de como fazer e instrumentos para serem aplicados segundo a realidade de cada organização. As estratégias e soluções são obtidas de acordo com a complexidade do problema, por isso, é sempre bom estar de olho nas boas práticas de gestão comercial que passam por atualizações constantes.

3

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL

É indispensável que haja um esforço permanente para obter conhecimentos imprescindíveis ao sucesso do negócio por meio da identificação, análise, verificação e compartilhamento de experiências cotidianas envolvendo processos internos e externos da empresa.

4

PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES

É uma das bases da gestão e envolve a análise e o gerenciamento de todas as atividades comerciais do negócio, desde as vendas realizadas, passando pelo controle de estoques e despesas, até a definição e o investimento em estratégias de marketing, compras e outras ações. Tudo com a ajuda de sistemas próprios de informação.

5

VISÃO DE FUTURO

Trata-se da observação e entendimento dos fatores que afetam o empreendimento, interna e externamente, a curto e a longo prazo, a fim de chegar sempre às melhores soluções com o objetivo de perpetuar a empresa.

6

ESTABELECIMENTO DE RELAÇÕES COM O MERCADO

As boas relações estabelecidas sustentam o desenvolvimento do negócio, por isso, compreender as necessidades dos clientes e o movimento do mercado como um todo, é fundamental para o estabelecimento de valores sustentáveis e de uma melhor posição diante dos concorrentes.

A atuação da CCOACH BRASIL Gestão Comercial nas empresas em favor da consolidação e expansão do negócio, aqueles que exercem cargos comerciais têm muitas responsabilidades dentro da empresa. Muitas dessas tarefas são realizadas em conjunto com outras áreas organizacionais e envolvem o gerenciamento de atividades variadas.

Esses pilares são utilizados pela CCOACH BRASIL para uma Gestão Comercial bem-sucedida. Ao consolidar sua gestão, a empresa torna-se mais competitiva e confiável para seus parceiros, o que permite um desenvolvimento mais sólido e uma maior segurança para alçar voos mais altos.

Um dos deveres atribuídos ao setor comercial, por exemplo, é a realização de estimativas de vendas, com o intuito de identificar oportunidades e ameaças para o empreendimento. No entanto, a CCOACH BRASIL ainda pode listar entre as principais funções da Gestão Empresarial Comercial as seguintes atividades:

ANÁLISE DE MERCADO E DE CLIENTES

Cabe ao gestor comercial acompanhar os mercados que têm relação direta e indireta com os interesses do seu negócio, tanto para respaldar a empresa de possíveis ameaças quanto para identificar e aproveitar boas oportunidades.

Além dos mercados, é de suma importância analisar o perfil dos clientes com o intuito de criar soluções que melhor satisfaçam as necessidades de quem procura o serviço ou produto oferecido. Essa é a única maneira de consolidar e expandir a atuação da empresa.

 

AVALIAÇÃO DE RISCOS

Ao elaborar os planos financeiros, bem como estratégias de marketing, os responsáveis pela Gestão Comercial da empresa precisam estimar os riscos que cada proposta envolve a curto, médio e longo prazo. Essa análise minuciosa evita que sejam realizadas ações capazes de colocar o negócio em situação complicada.

 

COORDENAÇÃO DE PESSOAS

Mais do que participar ativamente da gestão dos profissionais da sua equipe, por vezes, o gestor comercial participa do recrutamento e seleção de novos talentos para a empresa. Outra tarefa é a avaliação do desempenho dos colaboradores para a concessão de promoções àqueles que se destacam.

 

COMUNICAÇÃO INTEGRADA

Faz parte do cotidiano da área comercial estabelecer um diálogo claro e contínuo com fornecedores e colaboradores para afiançar o melhor desenvolvimento do negócio. Isso envolve troca de e-mails, comunicados, reuniões, telefonemas etc. Há ainda a necessidade de manter um relacionamento sólido e amigável com os clientes, em conjunto com a equipe de marketing, para assegurar a boa performance do empreendimento no mercado.

PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O gestor comercial tem papel fundamental no planejamento financeiro da empresa. Junto com os responsáveis pelas áreas financeira e contábil da organização, ele ajuda a estabelecer orçamentos, preços de produtos e serviços, capital de giro e planos financeiros que contribuam para o bom desenvolvimento do negócio.

 

OTIMIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE VAREJO

Os profissionais do setor comercial têm de dominar as operações varejistas básicas e, para obter os melhores resultados, devem contar com sistemas de informação modernos e eficientes, capazes de analisar todos os dados e favorecer as transações que a empresa realiza.

 

ADMINISTRAÇÃO DE CONTRATOS

A Gestão Comercial também tem como atribuição o gerenciamento dos contratos que a organização firma com fornecedores e prestadores de serviço. Por isso, o gestor comercial precisa ficar atento e trabalhar para que todos os termos desses acordos sejam cumpridos, a fim de garantir a boa performance da sua empresa.

 

ESTRUTURAÇÃO DE PRODUTOS

Quem atua no setor comercial ainda cuida da estruturação dos produtos e serviços que a organização oferece. O mais comum é a classificação dos itens em famílias para que seja aplicada a administração por categoria. Isso facilita bastante o controle dos processos para a Gestão Comercial, sobretudo, aqueles ligados ao estabelecimento de preços e promoções.

Conferindo algumas das principais funções da Gestão Empresarial Comercial, podemos observar que, mesmo diante da grande variedade de atividades, todas as atribuições dessa área estão profundamente relacionadas ao processo de comercialização dos produtos e/ou serviços que a empresa disponibiliza no mercado. 

 

BENEFÍCIOS DA GEST˜AO COMERCIAL REALIZADO PELA CCOACH BRASIL NAS EMPRESAS

Esta tem enorme influência no rendimento da organização, pois cuida das negociações da empresa e trabalha diretamente com os processos de vendas, atividades essenciais para que o negócio se desenvolva de modo seguro e se mantenha sustentável no mercado.

Essa vertente da Gestão Empresarial gera muitas vantagens competitivas para o empreendimento e traz inúmeros benefícios para a organização. Alguns dos pontos positivos de uma Gestão Comercial eficiente estão na lista a seguir.


 

EQUIPE DE ALTO DESEMPENHO

Com uma gestão adequada, os profissionais da área comercial conseguem absorver a cultura da empresa, reter conhecimentos fundamentais para processos de compra e venda, e utilizar bem os recursos organizacionais para obter sempre os melhores resultados junto aos fornecedores e clientes.

Assim a empresa consegue atingir seus objetivos de crescimento e atender de forma apropriada às demandas do mercado consumidor.

 

METAS MAIS CLARAS

A Gestão Comercial adequada permite definir com mais clareza e coerência os objetivos que a empresa precisa conquistar. Isso facilita a elaboração de melhores estratégias de atuação e de planos de ação condizentes com a realidade do negócio, o que diminui o risco de insucesso.

 

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS

Uma boa gestão investe em técnicas e ferramentas modernas para lidar com o extenso volume de dados gerados pelas transações comerciais do negócio. Essa otimização possibilita que muitos processos manuais sejam realizados de maneira rápida e prática por softwares de CRM e ERP.

Desse modo, os profissionais podem dedicar-se mais intensamente ao atendimento de fornecedores e clientes, estreitando os laços existentes entre eles e a empresa e reforçando a fidelização.

 

ESTRUTURAÇÃO DE DADOS

A partir da coleta, estruturação e análise de informações relacionadas ao público do empreendimento, a gestão comercial traça estratégias cada vez mais assertivas para alcançar suas metas da forma mais ligeira e ampliar a vantagem competitiva do negócio.

 

MAIS VENDAS

Por meio da segmentação dos clientes, os responsáveis pela gestão do setor comercial da organização conseguem gerar leads mais qualificados. Ou seja, a empresa passa a vender mais e melhor, pois a segmentação facilita a criação de abordagens de vendas personalizadas. 

 

O resultado: consumidores comprando mais e com um ticket médio mais alto.

 

MELHOR RELACIONAMENTO COM O MERCADO

Com o auxílio de um sistema de gestão comercial integrado, é possível diversificar e melhorar o alcance das campanhas de marketing da empresa, utilizando como ponto de partida a base de clientes e fornecedores cadastrados.

Tendo em mãos as principais informações de cada grupo, pode-se optar pela melhor estratégia: telefonemas, e-mails, mensagens em redes sociais, envio de brindes etc.

 

CONTROLE FINANCEIRO EFICIENTE

O sistema de gestão comercial integrado também processa dados financeiros, informando datas de pagamento de fornecedores e de duplicatas a receber, e garantindo o controle eficaz do fluxo de caixa da organização.

A Gestão Comercial, juntamente com um bom sistema integrado, é uma grande aliada dos empreendedores que querem consolidar e expandir os negócios, pois ajuda a organizar melhor a rotina organizacional, simplifica o cumprimento de atividades e trabalha informações de maneira estratégica, favorecendo o crescimento da empresa.

Comprovadamente, quem investe em Gestão Comercial garante um retorno financeiro seguro. 

Por essa razão, as empresas têm valorizado cada dia mais os serviços da CCOACH BRASIL!

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